top of page
Buscar
  • italoth8

AS ARMAS DA ANSIEDADE E COMO COMBATE-LA




Quem sofre com Ansiedade sabe como ela muitas vezes atormenta nossas vidas, parece que ela sabe a hora certa de atrapalhar, atormentar nosso sono, inundar nossa mente de pensamentos repetitivos e negativos.


Imagine agora, o que você poderia fazer se descobrisse como a ansiedade funciona.


Pois bem, é justamente isso que vou te contar.


Vou revelar as armas que a ansiedade utiliza para te controlar e bagunçar sua vida.


A ansiedade funciona muitas vezes como se fosse um manual de instruções, e como todo manual, tem um passo a passo a ser seguido. Esse passo a passo foi descrito no livro de Robert L. Leahy como sendo as regras da ansiedade, essas regas funcionam como comandos que a ansiedade dá para a gente seguir e ficarmos cada vez mais presos nela.


Os comandos que a ansiedade utiliza são:


1. Identifique o Perigo!


A ansiedade faz com que você busque identificar o "perigo" o mais rápido possível, como forma de tentar elimina-lo ou fugir o mais rápido possível, isso faz com que você esteja sempre em um estado de alerta.


Imagina uma pessoa que tem medo de sapo e precisa passar por um brejo. Pode ter certeza que ela estará em um estado de alerta tão intenso que será a primeira pessoa a identificar um sapo a metros de distância, funcionando mais ou menos como o "sentido aranha" do homem-aranha.


2. Potencialize o Perigo!


Transforme o "perigo" em uma catástrofe. Essa é a mensagem que recebemos da ansiedade. Ela faz com que a gente potencialize muito uma situação.



Imagine que hoje seu namorado(a) pela manhã apenas mandou um "bom dia", sendo que normalmente envia um "bom dia" com um "eu te amo". A ansiedade vai fazer com que você potencialize tanto essa situação de forma que logo estará imaginando mil coisas,

o que foi que aconteceu?, será que fiz algo errado?, será que não me ama mais?, será que está me traindo?.



3. Controle a Situação!


O terceiro comando que a ansiedade dá é para tentarmos controlar tudo.


Ela tenta nos fazer acreditar que temos que ter tudo sob nosso controle.


Se precisarmos fazer uma apresentação importante ela fará com que você revise a apresentação dezenas de vezes atrás de erros, porque "nada pode dar errado!". Aqui muitas vezes voltamos para a regra 2, onde potencializamos o "perigo".



4. Fuja!


Aqui a ordem é de fuga. Tentar evitar ao máximo a situação que aciona sua ansiedade.


Se o "perigo" for eminente ela vai te convencer que você precisa sair dali, se o "perigo" ainda não tiver ocorrido, ela vai fazer você evitar ao máximo.


Se for acontecer na cidade um show de uma banda que você gosta muito, a ansiedade vai te convencer a não ir, pois lá existe a chance de você encontrar aquele(a) ex que você ainda não superou, ou ainda, se você estiver no show e vir o(a) ex, a ansiedade vai mandar você sair o mais rápido possível dali.



Ignore essas regras!


Agora que você já conhece os truques que a ansiedade utiliza, a dica é não se deixar cair nessas armadilhas.


Perceba que você não precisa viver em estado de alerta, ou acertar sempre em tudo ou ainda ter que controlar todas as situações.


Não tem nada de errado em relaxar um pouco e errar de vez em quando. De qualquer forma buscar um profissional da psicologia ou psiquiatria é fundamental para te ajudar a lidar com a ansiedade, seja com a terapia (psicólogo) ou medicação (psiquiatra) ou ainda ( que é o ideal ) ambos os profissionais juntos.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page