Buscar
  • italoth8

O RELATO DE QUEM JÁ TEVE CRISE DE ANSIEDADE



E você que não tem nenhum problema de saúde detectado, fez check-up com o médico a pouco tempo e todos os resultados deram ótimos e que poucas vezes precisou ir na urgência de um hospital, de repente se vê só, com o coração acelerado, a visão embaçada, tremedeira no braço e dificuldade para falar.

A primeira coisa que passa na cabeça é que está tendo um Infarto( Ataque Cardíaco), os sintomas conferem:

  • Dor no peito que pode irradiar para o braço esquerdo, pescoço, estômago e costas;

  • Suor frio;

  • Desmaio;

  • Arritmia.

"Pois bem, isso aconteceu comigo."

Pode parecer incomum, mas crises de ansiedade são mais comuns que se pensam. Como já foi comentado em outro artigo aqui no Blog, segundo a organização mundial da saúde (OMS) 33% da população mundial sofrem com algum distúrbio da ansiedade.


"Fui na urgência, mas não apontou nada nos exames"


O médico examinou, fez exame de sangue, fez eletrocardiograma mas não apontou nenhum sinal de infarto ou outra anomalia. Pouco tempo depois não estava mais sentido os sintomas.


Fiquei preocupado em ter algo que os exames e o médico não conseguiram identificar e voltar a sentir aqueles sintomas novamente e até vim a morrer, mas procurei não ficar pensando muito nisso. Entretanto por algumas vezes senti o coração acelerar, não como da primeira vez, mas já pensava que teria todos aqueles sintomas novamente e ficava cada vez mais preocupado.


"Procurei outros médicos, fiz outros exames, mas nada era identificado"

Esse era o ciclo o qual me encontrava. Um pensamento, gera um sentimento que gera uma reação que muitas vezes alimenta o pensamento que iniciou o ciclo.


Este ciclo de funcionamento é explicado muito bem pela TCC (Terapia Cognitiva Comportamental). Segundo esta metodologia, os transtornos emocionais e as distorções cognitivas não são resultados das situações em si, mas das interpretações que damos aos eventos (sejam internos e externos), que determinam a forma como lidamos com a situação.


Somente depois de alguns acontecimentos em minha vida, fui perceber que eu estava no ciclo da ansiedade.


"Logo eu que nunca tive problema emocional nenhum"


Sim, todos estão sujeitos a sofrer algum tipo de desordem psicológica na vida.

Mas não se preocupe, não é o fim do mundo e você não é louco por causa disso (kkkkkkk).

Quando você fica doente não vai ao médico fazer o tratamento e fica bom? Aqui é a mesma coisa, só que vamos ao psicólogo.


"Somente depois de aceitar isso, foi que consegui lidar com a ansiedade."


Hoje minha vida segue normalmente, sem medo de novas crises, de sentir aqueles sintomas novamente, porque sei que se eles aparecerem eu já sei lidar com eles.


A psicoterapia é fundamental no controle da ansiedade pois faz com que a pessoa consiga perceber esse ciclo de pensamento-sentimento-reação e consiga lidar com isso da melhor forma.


Espero que esse relato tenha sido esclarecedor sobre o que é ter uma crise de ansiedade e principalmente que não é nenhum bicho de 7 cabeças e que já existe tratamento para isso e que a psicologia já tem vários estudos sobre isso.


Então, se esse for o seu caso ou de alguém que você conhece, não espere mais, busque agora mesmo um profissional da psicologia para te ajudar a lidar com isso.

#ansiedade #crisedeansiedade #tratamento #TCC #terapia #coraçãoacelerado #sintomas #medodemorrer #pensamentos #psicólogo #psicólogoonline #psicologia #controlaransiedade #comocontrolaraansiedade #perderocontrole #controle

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo