top of page
Buscar
  • italoth8

OUÇA, POR FAVOR




Ouça, Por Favor é o título de uma das histórias presente no livro Histórias para Aquecer o Coração dos Adolescentes que irei transcrever aqui e fazer pequenos comentários.

"Quando peço para você me ouvir e você começa a me dar conselhos, não está fazendo o que eu pedi.

Quando peço para você me ouvir e você começa a me dizer por que eu não deveria me sentir assim, está ferindo os meus sentimentos.

Quando peço para você me ouvir e você acha que precisa fazer alguma coisa para resolver o meu problema, você não me ajudou, por mais estranho que pareça.

Não fale nem faça - apenas ouça.

Conselhos são baratos. Com pouco dinheiro, você compra uma revista, um jornal ou um livro cheios de conselhos. E isso eu posso fazer por conta própria.

Não sou incapaz.

Talvez me desanime e hesite com frequência, mas não sou incapaz.

Quando você faz por mim alguma coisa que eu posso e preciso fazer por conta própria, você contribui para o meu medo e para minha insegurança.

Mas, quando você aceita como um fato natural que eu sinta o que sinto, por mais irracional que seja, aí eu não preciso me preocupar em convencer você e posso tentar entender o que está por trás desse sentimento irracional.

E, quando isso estiver claro, as respostas serão óbvias e não precisarei de conselhos.

Sentimentos irracionais fazem sentido quando entendemos o que está por trás deles.

Talvez seja por isso que rezar funciona às vezes para algumas pessoas - porque Deus é mudo e não dá conselhos, nem tenta consertar as coisas.

Deus apenas ouve e deixa você descobrir as coisas por conta própria.

Então, por favor, ouça, apenas ouça.

E, se quiser falar, espere um pouco a sua vez - e eu ouvirei você."

Quantas vezes nós deparamos com a necessidade de compartilhar um problema com algum amigo, como forma de aliviar, e acabamos entrando numa disputa de quem está com o maior problema, porque esse amigo acaba trazendo os problemas dele e minimizando o nosso problema.

Quantas vezes nós também não somos esse amigo que em vez de apenas escutar, começa a compartilhar os problemas por acreditar que o problema do outro é pequeno?

A reflexão que quero trazer é: quando algum amigo te procurar para desabafar, apenas ouça, por mais difícil que seja. Escutar e não falar nada muitas vezes exige um esforço enorme, dispara muitas vezes a ansiedade, pois nosso primeiro instinto é tentar mostrar a solução do problema, mas a pessoa não consegue perceber a solução, pois ainda não está pronta para tal.

A dica que dou para quem está com algum problema e não consegue encontrar a solução é que busque o auxilio de um profissional da psicologia, ele com certeza irá te auxiliar sem julgamentos e críticas.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page