top of page
Buscar
  • italoth8

COMO UTILIZAR A ANSIEDADE AO SEU FAVOR


Coração acelerado parecendo que vai sair do peito, sensação de tontura, formigamento no braço, tremedeira, sensação que vai morrer ou sair do corpo. Como pode tudo isso em algum ponto ser positivo para mim?

Para quem sofre com a ansiedade parece uma loucura falar que ela tem algo bom ou que pode ser utilizada para dar vantagens em algumas situações. Mas por mais estranho que possa parecer, isso é possível sim.

Os sintomas citados acima estão relacionados a uma crise de ansiedade. Já falei um pouco sobre ansiedade em outro artigo aqui no blog. Mas a questão é: Como essa tal ansiedade que me atrapalha tanto pode ter algo de bom?

Como já vimos, a ansiedade tem relação com o futuro, com o pensamento em coisas futuras, que podem ou não acontecer. Esse tipo de pensamento faz com que a gente fique pensando uma infinidade de coisas ao mesmo tempo sem conseguir desligar a mente e muitas vezes sem sequer conseguir dormir.

Vale salientar que diferente dos outros animas os seres humanos tem a capacidade de imaginar, e essa imaginação algumas vezes nos pregam algumas peças, criando em nossa mente perigos que não são reais.

O primeiro passo para virar o jogo ao nosso favor é ter consciência que nem tudo que pensamos é real, ou seja, alguns medos ou perigos que sentimos podem ser imaginários, frutos da nossa imaginação.

Sabendo de tudo isso, como posso utilizar essa minha ansiedade ao meu favor?

Pois bem, o problema não é a ansiedade em si, mas como utilizamos ela em nossa vida. Quando temos que atravessar uma avenida movimentada, utilizamos a ansiedade ao nosso favor para podermos ter bastante atenção para não sermos atropelados ao atravessar. Quando temos uma prova muito importante se aproximando, não paramos tudo para estudar e ter a melhor nota na prova? Pois bem, isso tudo só é possível graças a ansiedade que permite que direcionemos o nosso foco para algo que realmente a gente quer e é importante naquele momento.

Então a dica para utilizar a ansiedade ao nosso favor é canalizar a energia que ela gera em algo que realmente é importante e útil, assim, em vez de ficar roendo a unha antes de uma entrevista utilize essa energia para se preparar melhor lendo sobre a empresa a qual está concorrendo uma vaga, por exemplo.

Além disso, a melhor orientação que posso deixar para quem sofre com a ansiedade é que busque um profissional da psicologia, pois ele irá explicar de forma personalizada o que é a ansiedade e como melhor controlá-la.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page