top of page
Buscar
  • italoth8

COMO A SUA ANSIEDADE PIORA ESSE ESTADO DE PANDEMIA




A Organização Mundial da Saúde declarou, nesta quarta-feira (11/03/2020), estado de pandemia do novo coronavírus.


O que significa essa tal de pandemia?


O termo é assustador, entretanto ele não diz respeito necessariamente a gravidade da doença, mas que ela não é mais restrita apenas a uma região e já se encontra em todo o globo.




Como minha ansiedade piora essa situação?


Quando você está sob comando das regras da ansiedade, como demonstrei em artigo anterior, ela te faz agir muitas vezes de uma forma disfuncional e irracional, vivendo em um estado de alerta constante, sendo inundado por pensamentos catastróficos e de que você precisa estar sempre no controle de tudo.


Quando a ansiedade assume o controle, você toma decisões sobre o "perigo" que corre de forma automática, não conseguindo analisar de fato se o "perigo" é real ou imaginário.


Muitas vezes, por não saber como agir em determinadas situações, somos dominados pelo medo e irracionalidade, agindo assim, conforme vemos as outras pessoas fazendo, mesmo sem saber muito bem o porquê ( comportamento de manada ).


O risco desse estado automático/irracional nesse momento de isolamento e contenção é justamento a corrida desenfreada por recursos e mantimentos como forma de nos proteger do "perigo".

"se eu não me proteger (estocando mantimentos) eu vou morrer", "se todo mundo está comprando eu vou comprar também", mesmo não tendo nenhum problema nas cadeias de distribuição.



Estudos apontam que em momentos de crise tendemos a ter um comportamento de compra, pois ao comprar coisas, acreditamos que estamos no "controle" da situação ou que estamos nos protegendo.





Mas o que posso fazer para não cair nessa armadilha?


Quando os pensamentos ansiosos começarem a inundar sua cabeça, se faça algumas perguntas.


1) Estou realmente analisando com base em todas as informações que tenho ou apenas estou focando no lado negativo?


2) Estou imaginando o futuro conforme os fatos ou somente com base nas minhas emoções?


3) Qual a real probabilidade de acontecer o que estou pensando?


Respondendo essas simples perguntas, você consegue desligar o piloto automático e agir com mais clareza e racionalidade.


Evitando nesse momento de pandemia, corridas desenfreadas e desnecessárias por mantimentos que não estão em falta, contribuindo assim, para que não faltem recursos para ninguém, tornando esse momento um pouco mais leve para todos.


Compartilhem esse texto com todos, para que possamos passar o mais tranquilo possível por esse momento e comentem ai em baixo quais são as estratégias que estão utilizando para controlar a ansiedade nesses tempos de pandemia.


Vale aqui uma pequena observação, se não estiver conseguindo controlar sua ansiedade o ideal é buscar um profissional especializado, psiquiatra ou psicólogo. Mesmo com a orientação de não sair de casa isso não impede de ter acesso a um psicólogo, pois o atendimento on-line já é regulamentado pelo conselho de psicologia e tem tanta eficácia quando o atendimento presencial.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page